segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Tapioca no seu cardapio



Inclua a tapioca no seu cardápio sem escapar da dieta
Prato típico do nordeste, a tapioca invadiu as ruas, parques, feiras, restaurantes e lanchonetes de todo o país. Até na barraquinha mais modesta da esquina, amontoa gente em busca do sabor cheio de brasilidade de origem indígena. O chef francês Olivier Anquier, residente no Brasil há mais de 30 anos, declarou recentemente que é fã do quitute. "Como muito a tapioca de carne seca com queijo coalho", disse ele à Revista da Folha de S. Paulo.

Mas o que será que a tapioca tem de tão especial para deixar de ser um prato indígena e se transformar em febre nacional? Simples, a massa é feita à base de farinha de polvilho e água. Para Caio Bassoli, proprietário da Casa da Tapioca, em São Paulo, o segredo do sucesso está na variação de recheios que sua massa permite: "os mais de 50 sabores, entre combinações doces e salgadas, agradam a todos os bolsos e paladares. Não tem nada mais simples e gostoso", completa ele.

Embora seja saborosa, o problema é que a tapioca não é muito nutritiva e, se a combinação escolhida for muito calórica, a dieta fica abalada. Mas, para não passar vontade, a nutricionista Cristiane Ruiz dá dicas de como é possível encaixar a delícia no cardápio sem engordar.

Equilibre a tapioca
Como é feita de farinha de polvilho e água, a massa da tapioca é pouco nutritiva. Uma porção de 50 gramas da massa tem 68 calorias e apenas 1,6 gramas de proteínas. "Ela é rica em carboidratos, o que faz dela, enquanto pura, uma alimentação pouco saudável", explica a nutricionista Cristiane Ruiz.

A dica é tentar compensar na escolha dos recheios, a deficiência nutricional da massa. Com o cuidado de não abusar nos ingredientes calóricos, que podem tornar a receita nutritiva e mais gorda também. Cristiane Ruiz sugere opções mais lights de recheio, como o de Romeu e Julieta light, feito com geleia de goiaba diet e queijo branco. (Veja a receita logo abaixo)

Tapioca pede moderação
A nutricionista explica que a quantidade liberada para ingestão diária depende muito do gasto calórico de cada pessoa. Para não engordar, a regrinha é queimar mais energia do que a consumida durante dia. Outro ponto é que, em excesso, o sistema digestivo também sai prejudicado. "Tapioca não tem fibras e nutrientes que facilitam o trânsito intestinal, por isso, pode causar prisão de ventre e constipação. Já a azia, pode ser provocada pelo polvilho usado na massa", explica a nutri.


Confira combinações menos calóricas para quem não quer brigar com a balança
Queijo, orégano e manteiga (50 g): 366 calorias por porção
Frutas com geleia (50 g): 250 calorias por porção
Queijo fresco, peito de peru e tomate seco: 327 calorias por porção

Receita de tapioca

Ingredientes da massa base
1 kg de polvilho doce
Água

Modo de preparo
Umedeça o polvilho com água, para dar uma liga e deixe na geladeira por 12 horas. Passe a massa numa peneira e misture uma pitada de sal. Separe uma pequena quantidade da mistura e coloque em uma frigideira aquecida como se fosse uma panqueca, deixe a farinha ficar úmida e vire com uma espátula. Depois, basta espalhar o recheio escolhido em cima da massa base, dobrar ao meio e servir.

Recheios Salgados
Queijo, frango e requeijão Queijo, orégano e manteiga
Carne seca com cheddar e catupiry
Calabresa com queijo e cheddar
Quatro queijos

Doces
Leite condensado com coco
Banana com leite condensado e canela
Banana e chocolate Romeu e Julieta
Chocolate com coco

4 comentários:

  1. meu deus! lembrei das tapiocas da minha mae... aff... bjus!

    ResponderExcluir
  2. Ai, amei o post! Ontem mesmo comentei como estou louca pra comer isso, e como esta semana vou pro Rio de Janeiro, vou poder comer, já que aqui no Rio Grande do Sul, é bem difíci de achar! Mas sempre light!! BJos. Gostei do blog.

    ResponderExcluir
  3. Tapioca... amooooooooooooo... tanto as salgadas como as doces.. antigamente tinha uma secretária aki em casa que fazia pra gente no café da manhã... desde que ela se foi..a tapioca foi junto.. nunca mais consegui dar o maldito ponto..rs..bjs e uma ótima segunda

    ResponderExcluir
  4. Adoooorrrooo tapioca, doce, salgada...hum ,adorei as dicas.
    Vim fazer uma visitinha, ainda bem...amei...rsrs
    Se pudar dá uma passadinha no meu Blog, ok? abraços.

    ResponderExcluir